sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que é SAMU?

A palavra SAMU é utilizada pelos Zen Budistas para determinar um tipo específico de meditação. Da mesma forma que Zazen significa meditação sentada e Kinhin meditação andando, Samu significa meditação em ação - a prática da atividade diária.
Normalmente as pessoas realizam Zazen e Kinhin sozinhas ou acompanhadas de pessoas que compartilham das mesmas crenças ou objetivos. Essas práticas são comuns nos templos e mosteiros budistas.
O Samu, no entanto, transpassa essas fronteiras e tem como espaço fértil para a sua prática todas as atividades do nosso dia-a-dia, principalmente as atividades simples e que realizamos sem dar muita importância.
Há uma tendência de se relacionar o Samu com a palavra trabalho e esta tem uma conotação altamente negativa na nossa sociedade.
Vivemos numa época em que tudo é voltado para o lucro, onde ninguém pode perder tempo e levar vantagem em tudo é quase regra. Dessa forma, tudo que se relacionar à trabalho é então encarado como algo negativo, como obrigação.
Dessas três formas, o Samu é considerado por alguns como a forma mais difícil de meditação e talvez por isso seja pouco conhecida, principalmente por aqueles que não tem conhecimento das práticas budistas.
No Samu, realizamos a prática das atividades diárias em estado meditativo e isso nos leva a um estado de paz e tranquilidade como se estivéssemos praticando o Zazen ou o Kinhin.
São muitos os benefícios dessa prática. Eu mesmo pratico o Samu ao varrer a área de casa e limpar os cachorros. Aos poucos vou expandindo a prática aproveitando uma simples viagem de ônibus ao trabalho para praticá-la.
Como disse, o Samu seria como uma terceira etapa do aprendizado que começa no Zazen e passa pelo Kinhin. Assim, é bom ter primeiro o conhecimento dessas antes de praticar o Samu.
Nas postagens seguintes vou falar sobre cada uma delas em detalhe.
Fico aqui.



A divindade que há em mim reverencia a divindade que há em você.
Namastê

Nenhum comentário: