sábado, 16 de julho de 2011

Aikido - Fotos da prova para mudança de faixa


Neste sábado, 16/07/2011, fui assistir ao exame para mudança de faixa na escola de Aikido do professor Ricardo. Antes, porém, conversei com um amigo meu, Luís Flores, que também é professor de Aikido, sobre a possibilidade de tirar umas fotos da prova. Ele conversou com o Prof. Ricardo e ficou tudo certo.

Eu já pratiquei Aikido alguns meses mas tive que parar porque comecei a trabalhar à noite também. Ir lá para tirar fotos e ver o pessoal praticando deu muita vontade de voltar a treinar, mas por enquanto tá meio difícil. Vou ficar na vontade...

O Aikido é uma luta totalmente diferente. Além da filosofia e da ténica é uma luta muito bonita de se ver. Tem uma plástica fantástica mas difícil de ser fotografada.

Como cheguei a aprender algumas tecnicas, tinha uma idéia de como faria as fotos. Tentei observar muito os golpes para buscar padrões e repetições, tentando assim, prever um pouco do que ía acontecer, ou seja, como um golpe ía terminar. Depois me posicionava e esperava a finalização. Dava para saber mais ou menos se os atletas íam terminar de frente ou de costas para mim, o que aumentava a chance de um bom click. Contei com isso por saber que em provas de faixa os movimentos se repetem algumas vezes para que a banca possa analisar com calma cada aluno. Se fosse luta aberta seria mais complicado. Mesmo assim, foi difícil evitar fotos com atletas de costas ou braços na frente do rosto. 

A dica para fotografar luta é que você não pode ficar parado. Tem que andar muito, mudar de posição, agachar e levantar constantemente. Tudo pelo melhor ângulo. Por outro lado, não pode chamar atenção. Não pode atrapalhar o público - a academia estava cheia - e nem distrair a banca ou desconcentrar os atletas.

Bom, no fim de tudo consegui separar algumas fotos interessantes, mas quem tiver interesse pelo Aikido eu aconselho a ver vídeos ou assistir algumas aulas, é apaixonante!


As fotos você vê aqui:




A divindade que há em mim reverencia a divindade que há em você.
Namaste

Nenhum comentário: