domingo, 5 de junho de 2011

Meditação: O Seu Momento

imagem: google

Impressionante como uma coisa pode ser tão simples e tão complexa ao mesmo tempo.

É o caso da meditação. Quando buscamos entender o que é meditação esperamos encontrar explicações enormes e detalhadas, mas na maioria das vezes elas são simples e breves. E o jeito mais fácil de entender é praticar. Deixar a razão um pouco de lado e deixar fluir.

A meditação é um momento que guardamos para nos dedicarmos a nós mesmos. É quando nos esquecemos do mundo e pensamos exclusivamente no nosso corpo e na nossa mente. É o momento ideal para que você permita que a sua mente se acalme naturalmente.

Quanto mais tempo você meditar, melhor. Assim conseguirá entrar num estado maior de serenidade e o efeito perdurará por mais tempo.

Para começar, você pode escolher um ambiente tranquilo e sem barulhos no qual você não seja interrompido.

A posição para meditar vai depender um pouco da sua condição física e para minimizar o impacto sobre o corpo devem ser tomados alguns cuidados.

Na maioria das vezes meditamos sentados ou deitados e há algumas dicas que podem ajudar na diminuição da fadiga corporal decorrente do fato de ficarmos parados na mesma posição por alguns minutos.
imagem: google

Se você escolher meditar sentado, mantenha as pernas cruzadas e os braços relaxados com as mãos pousadas sobre os joelhos ou soltas na frente do umbigo. A coluna ereta e a cabeça ligeiramente inclinada para a frente alongando a nuca.
A dica para essa postura é sentar sobre uma pequena almofada para que não haja esforço sobre a lombar. As pernas cruzadas devem ficar fora da almofada.

As mãos também podem ficar como na figura abaixo numa posição chamada Gyana Mudra - O Selo da Sabedoria. "Nesta posição o polegar simboliza a força divina e o indicador a consciência humana. Quem faz essa mudra demonstra a intenção de unir sua singularidade individual com a consciência cósmica" - Cristina Brown.

imagem: google

Na postura deitada também é importante colocar uma pequena almofada debaixo dos joelhos fazendo com eles fiquem um pouco elevados e que a perna, dobrada, alivie a tensão na lombar. Deixe os braços abertos em torno de 45º com as mãos distantes do corpo e as palmas viradas para cima.

Em ambos os casos tente ficar imóvel e mantenha os olhos fechados.

Volte sua tenção para você e a mantenha em você. Concentre-se em você.
No início, tente observar cada uma das partes do seu corpo separadamente certificando-se que estão relaxadas. Comece pelos pés e vá subindo até a cabeça. Lembre-se de manter a respiração uniforme e tranquila.

Deixe seus pensamentos fluirem. Não se apegue a nenhum deles. Mantenha o foco na sua respiração. Se sentir que está se afastando retome o foco para a sua respiração. Evite gerar pensamentos. Busque esvaziar a mente mas sem forçar.

É normal que sua mente tente fugir ou distrai-lo. Relaxe e concentre-se em você. Mantenha sempre a respiração.

Para terminar, comece a mexer as mãos e os pés lentamente. Espreguiçe e boceje.

Faça isso por 10 minutos inicialmente e vá aumentando gradativamente. Observe a sensação de tranquilidade após a prática e tente mantê-la pelo maior tempo possível.

Como variação você pode introduzir uma música tranquila, um incenso ou a recitação de mantras ou orações. O importante é não perder o foco mantendo a atenção em você e na sua respiração.


Fico aqui


A divindade que há em mim reverencia a divindade que há em você. Namastê

Nenhum comentário: