quinta-feira, 1 de março de 2012

Meus primeiros "Bonsai"



Prezados amigos,

Arranjei mais uma coisa para fazer...cultivar Bonsai...rsrsrs
Como se não bastassem as milhares de coisas que faço, agora comecei a me interessar por esses pequenos e maravilhosos seres.

Já comecei a ler algumas coisas a respeito e deu pra notar que o assunto vai longe. Tem muita história, tradição, cultura e técnica no cultivo de bonsai. Mas o que mais me interessou nisso tudo foi o desafio de ter que desenvolver a minha paciência.
Já falei outra vez aqui sobre o Samu, a meditação realizando tarefas. Talvez essa seja uma grande oportunidade de colocar em prática esse tipo de meditação.


Bom, para começar eu comprei duas mudas no Carrefour e levei pra casa todo animado. Só que agora não sei muito bem o que fazer com elas e vou ter que dar um jeito de aprender. 
As mudas são de Tuia Gold e de Jambo. Ainda não tive coragem de tocar em nenhuma delas. Sim, isso mesmo, tocar, porque o cultivo de Bonsai requer podas e intervenções específicas. Tudo com muita técnica e experiência.


Fiquei surpreso ao saber da existência de um grupo de bonsaístas de Juiz de Fora e espero começar a trocar idéias com eles, aliás, trocar não, vou só ouvir a princípio, não é...rsrsrs?


Fiz algumas fotos dos meus pequenos bonsai para que os comentários e sugestões sejam feitos e para que o desenvolvimento possa ser acompanhado:











A divindade que há em mim reverencia a divindade que há em você. Namaste

4 comentários:

Rafael Pontes disse...

Olá Karl! Bom ter mais um membro pro grupo!
Então, começou muito bem! Comprou mudas e não mexeu nelas sem ter o conhecimento necessário hehehe

No início a gente costuma ficar muito ansiosos e matar sem querer algumas plantas.

Mas é assim, com calma a gente chega la! Mantendo o foco e a paciencia!

Na quinta foto que vc postou vejo um futuro. Com alguma aramação e tempo vc pode chegar a um belo moyogi (estilo ereto informal).

A outra planta eu me arrscaria a dizer um hokidashi (estiilo "vassoura") mesmo. Por ser uma frutífera, normalmente esse é o estilo natural que ela tem.

Se vc quiser dar uma lida, no meu 4shared tem algum material bom pra quem ta começando!

http://www.4shared.com/rar/xuQ2Ay4d/Bonsai_apostila.html

Grande abraço!

Rafael Pontes disse...

PS: aparece lá no sábado no encontro do pessoal!

Anônimo disse...

Olá amigo,

apenas uma correção. a palavra bonsai vem do japonês e significa " plantar em bandeija" assim sendo não tem plural. Você diz " eu tenho 1 bonsai" ou "eu tenho 50 bonsai". No sigular mesmo..

abraço

Karl Junior disse...

Ops...obrigado pela observação. Já corrigi. Abs